Da espera


Na vida só devemos esperar por algo que seja, no fundo, especial, outstanding. Para que todos os dias de espera ganhem algum significado. Para que no fim tudo seja menos doloroso. Para que depois possamos ter aqueles momentos em que olhamos para trás, para o Passado, e nos apetece rir. Do que fizémos. Do que pensámos... Do que vivemos.

Momentos #1

Cada vez mais acredito que quando desejamos muito algo,
esse algo só chega até nós quando menos esperamos.

Frases #1

"Good friends, good books and a sleepy conscience. This is the ideal life."

Mark Twain

Da distância


Iludimo-nos achando que a dor da distância, o que dói cá dentro quando estamos longe de alguém importante, facilmente desaparece com o passar dos dias. Achamos que a dor vai, pelo menos, diminuindo. Dia após dia, a dor vai ficando mais e mais pequena, sentimos nós. Mas tudo não passa de uma ilusão. Que a nossa cabeça perigosamente faz, para nos habituarmos à ausência. E à dor. E à própria distância. Porque há sempre aqueles dias em que possivelmente percebemos que a dor não diminuiu. São os dias em que percebemos que a dor andou apenas adormecida dentro de nós e que repentinamente acordou, para nos provar que ainda ali está e que precisa de cuidados e tempo, para sarar. E eventualmente precisa também que a distância diminua e acabe por desaparecer.

Lugares #1


O meu coração (ou uma parte dele) ficou para sempre em Paris.

Da amizade


Somos tão livres como isto, hoje.

Da resistência

Vivemos a achar que o difícil é chegar a um destino. Que para uns é um sonho e para outros algo necessário como viver. Percebemos poucas vezes que o difícil é mantermo-nos no caminho. Num caminho que nos leve a todos os sítios que planeámos ir. Ou sítios que têm, achamos nós, de fazer parte do nosso caminho. Sítios que um dia fazem sentido e no dia seguinte deixam de fazer. Sítios comuns para muitas pessoas e incomuns para outras. Esquecemo-nos muitas vezes que por vezes nos desgastamos tanto nesses caminhos que andamos a viver sem pensar que vamos em direcção a um destino. Damos por nós só a sobreviver. E algo tão simples como caminharmos, respirarmos e vivermos, torna-se de repente complicado. Porque há dias em que não apetece caminhar, nem respirar, nem viver. Por outro lado, quanto mais difícil é o nosso caminho, mais completos nos sentimos. Mais fortes ficamos... Porque há alguma verdade nisso de "What doesn't kill you makes you stronger"... E consoante o caminho que escolhemos, podemos ver eventualmente mais sorrisos do que lágrimas. Mais dias de sol. Menos dias cinzentos.

Music #2

(You know me - Robbie Williams)

" I'm doin' fine,
And the sun often shine. "

Da solidão


Passamos os nossos dias rodeados de pessoas. A grande maioria dos nossos dias. Podemos estar rodeados por todas essas pessoas e ainda assim sentirmo-nos estranhamente sós. Podemos, é um facto, estar rodeados de pessoas menos próximas, com quem nos cruzamos nos nossos dias mas de quem não exigimos mais do que um sorriso hoje e uma palavra amanhã. Podemos estar rodeados de pessoas mais próximas, que realmente sabem o que dizer e quando dizer, como agir, como falar e como ouvir, sem termos de lhes explicar como... No fundo, podemos estar rodeados até pelas pessoas que nos fazem mais felizes, que, invariavelmente, há um momento ou outro do nosso dia em que nos sentimos tremendamente sós... E é como se uma barreira invisível nos separasse de nós e dos outros. Porque tudo se resume a uma coisa tão simples como podermos compreender os outros, saber como se sentem, mas não podermos efectivamente viver por eles nem eles por nós. Podemos realmente sentir todas as partes em que um coração foi despedaçado, mas não podemos tê-lo como nosso. Assim é connosco também: podemos ter momentos perfeitos, em dias imperfeitos, pessoas que nos fazem muito felizes, mas ela está lá. Existe sempre. Faz parte da nossa condição de sermos um só: a solidão interior, que para uns é maior e para outros menor. E é um pouco como aquela música dos Queen...


"How would it be if you were standing in my shoes?"
No fundo, no fundo...
Nunca saberemos. Nem os outros nunca saberão.

Crenças #1


Acredito que devem de existir pouquíssimas coisas na vida que nos acalmam
e nos dão tanta serenidade como um passeio ao longo de uma praia deserta.

A essência das pessoas


Vê-se através de coisas tão simples como a forma como escrevem sobre a sua própria tristeza e a sua alegria, a forma como tratam os animais, a forma como reagem a um coração despedaçado, ou se levantam todos os dias para dias reais... Dias reais que, por serem reais, são quase sempre invariavelmente imperfeitos, com momentos, isso sim, perfeitos. A essência das pessoas vê-se na maneira como sorriem quando reencontram alguém, como conversam, mas sobretudo como ouvem, os outros. A essência das pessoas vê-se também na sua vontade existente ou inexistente de serem felizes, apesar de todas as contrariedades. Na sua capacidade de reacção face a centenas de dias maus... Mas ainda assim quererem mais, muito mais, da vida.

Music #1

« Put your records on, tell me your favourite song
You go ahead, let your hair down
Sapphire and faded jeans, I hope you get your dreams,
Just go ahead, let your hair down.

You're gonna find yourself somewhere, somehow. »

Corinne Bailey Rae - Put Your Records On

Podemos...


... Preencher os espaços à nossa volta com memórias, preencher conversas, preencher as nossas vidas, de modo a que o vazio que ficou no nosso coração passe despercebido aos nossos olhos... Porque no fundo trata-se sempre disso, que uns fazem melhor e outros fazem pior. Tentamos preencher desesperadamente o vazio que fica no nosso coração, sempre que saímos derrotados de mais um caminho na nossa vida. Ou sempre que tomámos uma decisão errada. Ou sempre que nos sentimos sós. Ou sempre que desejamos muito ser felizes e essa felicidade parece demorar tanto. Tentamos encontrar a beleza em coisas simples, nos nossos dias invariavelmente simples, para não nos lembrarmos sempre do vazio. Tentamos a todo o custo preenchê-lo, com conversas, passeios, livros ou pequenos momentos, para logo a seguir estarmos novamente a senti-lo. Ao vazio. E o difícil não é senti-lo. O difícil é sermos capazes, dia a pós dia, de o manter adormecido, distante, longe de nós, inventando mil e uma coisas que nos ocupem o pensamento, porque dói-nos o coração, é verdade, mas dói mais quando começamos a senti-lo aproximar-se. O vazio. E no fundo, no fundo, os dias mais bonitos da nossa vida, acabam por ser aqueles em que aprendemos a viver assim, a manter o vazio à distância, e até, como que por magia, começamos a sentirmo-nos menos vazios, mais aconchegados. E contamos os dias e as horas e os segundos para recebermos os dias em que não vamos mais precisar de manter o vazio à distância, porque ele por si só irá um dia embora.

Do tempo



Podemos esperar muito. Ou pouco. Podemos imaginar todo um futuro de dias na nossa vida. E fazer planos. Embelezá-los, dar o melhor de nós e da nossa imaginação, para que tudo se concretize como nós desejámos. Podemos interrogar-nos acerca de mil coisas e não obter resposta nenhuma. Ou várias respostas e nenhuma ser a certa. E nenhuma ser uma certeza. Porque ainda estamos no Presente... E porque nos esquecemos muitas vezes que não somos donos do tempo nem dos momentos.

Life


A million reasons to smile


E isto é verdade.

A vida dá-nos imensas razões para chorar. Por vezes chegam com a mesma intensidade com que desaparecem, e a dor vai desaparecendo, aos poucos. Mas depois há aquelas épocas em que a vida nos dá razões para chorar, continuamente. Essas razões chegam umas a seguir às outras, sem aviso prévio, sem piedade nenhuma. Não se compadecem com o facto do nosso coração já estar muito ferido e de já não haverem grandes remédios que o consigam curar. Mas também é verdade que é nos piores momentos que vemos as coisas boas da nossa vida. O que nos faz felizes, mesmo em tempos de tristeza. O que nos arranca um sorriso, no meio de lágrimas.

***


***


Porque por vezes só queria pertencer a um momento para sempre.
Vê-lo acontecer calmamente e não esperar mais nada da vida.

De vez em quando

Apetece fazer parte de um lugar que ninguém conheça.

Estou com saudades

Do meu quarto mais do que perfeito. Podem haver muitos sítios maravilhosos no mundo. Nenhum, para mim, é melhor do que o meu quarto.

Música

Depois...

Apercebemo-nos de que o mais simples chega-nos para sermos felizes. Como mais cores na nossa vida. Mais calma. Menos tristeza. Mais sorrisos. E lá estamos nós, a caminho da felicidade. Mesmo que a felicidade ainda esteja muito, muito longe. Mesmo que coleccionemos mais lágrimas do que sorrisos. Porque muitas delas não se vêem a olho nú. Andam só perdidas dentro de algum lugar desconhecido dentro de nós.

Perfeição é...


Um sorriso. Uma história. Uma casa. Uma pessoa. Duas pessoas. Três pessoas ou muitas pessoas. Um jantar. Um almoço. Um passeio de carro. Uma tarde de sol e uma manhã de chuva.

Ou como ter um dia Perfeito


Paz


Dia de Paz

What we see & What we feel

Por vezes temos a sensação estranha de estarmos a viver momentos demasiado felizes para serem reais. E torna-se difícil acreditarmos que não, não estamos a sonhar.

Little Happiness

Pequenos pedaços de felicidade, que se podem encontrar em coisas tão simples.

I think too much

Quando o normal se torna bonito.

Dias perfeitos.